Dicas simples para curar a ressaca do carnaval


O Carnaval está chegando ao fim. Se você acabou passando demais da dose (literalmente), está deitado na cama sem vontade de levantar, sofrendo com a boca seca e uma dor de cabeça tremenda, fique tranquilo. A gente te dá algumas dicas simples para curar a ressaca do Carnaval.



1. Beba bastante água

Essa talvez seja a primeira e mais disponível solução de nossa lista. Pode ser feita ao chegar em casa da festa. A ressaca aparece porque seu corpo está desidratado – você bebeu muito álcool e quase nada de água! Se você ainda vai curtir a terça-feira de carnaval e tem planos para continuar bebendo, lembre-se de alternar o copo de álcool com um copo de água. Talvez seja possível evitar a ressaca no dia seguinte.

2. Café e aspirinas

Pode parecer uma combinação bizarra, mas café e aspirinas, conforme comprovado por cientistas da Universidade da Filadélfia, nos EUA, é uma das principais maneiras de combater a ressaca. Porém, é importante mencionar que a cafeína estreita os vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial, enquanto os compostos das aspirinas podem dar uma sobrecarga no seu fígado. Beber até duas xícaras de café e não exagerar nos comprimidos seria prudente.

3. Bebidas esportivas

As bebidas esportivas possuem eletrólitos e sódio que seu corpo precisa repor depois de uma noite de bebedeira. Apesar de não ser natural como a água, as bebidas como o Gatorade vão ajudar a lhe manter hidratado.

4. Coma bananas ou kiwi

Nem todas as frutas irão fazer você se sentir melhor, e comer uma fruta errada pode fazer você se sentir pior. Experimente uma banana ou kiwi. Ambas são ótimas fontes de potássio, um mineral que você perde quando bebe devido ao efeito diurético do álcool.

5. Torradas com mel ou bolachas

Os carboidratos são seus aliados na hora de combater a ressaca. Eles elevam o nível de açúcar no sangue, por isso torradas ou bolachas são ótimas alternativas. Se seu estômago conseguir, tente comer as torradas com um pouco de mel, que é uma fonte concentrada de frutose. Irá ajudar a aliviar os efeitos do álcool.



6. Fazer exercícios físicos
Uma dose de bebida alcoólica é metabolizada pelo seu organismo em cerca de uma hora, o que significa que fazer exercícios não irá eliminar as impurezas por meio do suor. Não há nenhuma razão específica para se exercitar para curar uma ressaca, mas fará com que você se sinta melhor. A prática de exercícios físicos libera endorfinas que irá melhorar seu humor, e queimar calorias provavelmente vai suavizar um pouco da culpa por ter bebido demais na noite anterior. Lembre-se de levar uma garrafinha de água para se manter hidratado.

7. Evite o paracetamol
Utilizar remédios à base de paracetamol pode ser prejudicial para seu fígado, que já trabalhou bastante para metabolizar as doses de álcool ingeridas. O ideal é partir para métodos mais naturais como os que mencionamos ao longo deste artigo.

Lembre-se: a melhor maneira de combater a ressaca é realmente evitar beber. E se você for beber, confie nos táxis e ubers para levá-lo ao seu destino nesse Carnaval. Pois a melhor maneira de curtir a festa é com prudência!